DACA – Situação Atual

A ação “DACA” ainda está disponível e o governo ainda está aceitando e aprovando cadastros para o programa (maio 2017). Porém, o programa pode ser cancelado a qualquer momento. Por isso, as informações deste documento podem mudar.

DACA foi criada pelo governo Obama em 2012 e permite que certos imigrantes que entraram no país como menores recebam um período renovável de dois anos de ação diferida de deportação e elegibilidade para uma licença de trabalho. (Conheça mais sobre DACA)

O programa continua a oferecer os mesmos benefícios contra a deportação, autorização de trabalho e muito mais. Porém, mesmo se você tiver o DACA, autoridades de imigração podem deter você e retirar seu DACA se você:

  • For preso ou julgado por qualquer crime;
  • Admitir qualquer crime;
  • Representar qualquer ameaça a segurança do povo ou nacional;
  • Ser acusado de qualquer fraude conectada a qualquer agência governamental (como por exemplo falso número do cartão social social security number);
  • Tiver qualquer afiliação com gangues.

De acordo com DHS Departamento de Segurança Nacional (Department of Homeland Security), se você se enquadra num dos itens acima ANTES de ter recebido o DACA, você continuará com seu DACA. Se você omitir qualquer crime no seu cadastro para obter o DACA ou cometeu qualquer crime APÓS receber o seu DACA, você deverá procurar a ajuda de um advogado, pois você pode estar em risco.

Cadastramento para obter o DACA pela primeira vez

Cadastrar-se para o DACA pela primeira vez pode trazer benefícios e riscos também. Você só deve requerer seu DACA após consultar um advogado e considerar os riscos e benefícios no seu caso específico.  Tenha sempre um advogado para ajudá-lo no processo.

Problemas anteriores criminais, de imigração, fraude ou gangues podem ser particularmente arriscados. Consulte um especialista antes de se cadastrar se você tiver:

  • Prisões ou acusações criminais passadas (mesmo sem condenação);
  • Qualquer tipo de condenação criminal (incluindo contravenções e delitos menores);
  • Qualquer histórico de fraude relacionado ao governo (como o uso de social security number falso); ou
  • Já ter sido deportado ou condenado à deportação dos Estados Unidos.

Novos cadastros podem levar de semanas a meses para serem processados. Se você não for aprovado e o programa DACA for alterado ou encerrado, você pode perder a taxa de inscrição (atualmente, US $495). Além disso, você corre o risco de se expor às autoridades de imigração enviando seus dados pessoais. Se a legislação federal pendente (a BRIDGE Act) for aprovada para substituir a DACA, você pode ser elegível para outro programa menos arriscado de proteção contra deportação e receber uma autorização de trabalho.

Renovação de DACA

Se você atualmente tem DACA e deseja renová-lo, você deve renovar imediatamente após consulta com um advogado de imigração experiente ou representante credenciado.

Os pedidos de renovação da DACA ainda estão sendo aceitos e aprovados, o que significa que você pode receber uma nova autorização de trabalho válida por mais dois anos. O principal risco é que o programa DACA pode ser alterado ou encerrado de repente. Se sua solicitação de renovação não for aprovada  e o programa for extinto, você pode perder a taxa de inscrição.

Se você tiver quaisquer pendências criminais ou de imigração, não se registre para renovar seu DACA até que você primeiro consulte um advogado confiável para avaliar seu caso. Algumas questões antigas criminais ou de imigração podem agora afetar seu pedido de renovação – mesmo se você foi aprovado para DACA no passado.

Você pode se qualificar para um empréstimo ou outra ajuda de custo para cobrir os custos da renovação. Confira o Mission Asset Fund se você estiver na Bay Area (http://missionassetfund.org/lending-circles-for-dreamers/), Self- Help Federal Credit Union (http://www.self-helpfcu.org) / Pessoal / empréstimos / imigração-empréstimos), seu consulado mais próximos, ou fornecedores de serviços DACA locais para obter mais informações.

Liberdade condicional (Advance Parole)

Se você está sob liberdade condicional e já foi aprovado para viajar fora dos Estados Unidos ou precisa solicitar uma liberação condicional de emergência (pessoalmente em um escritório do USCIS), faça isso somente após consulta com um advogado de imigração experiente ou representante acreditado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s